terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A arte do Raciocínio

Baseado nas frases ditas ou atribuidas a algumas personalidades famosas, podemos afirmar com convicção lógica algumas máximas.
Nietzshe era ateu. Platão não tinha filhos. Emanuel Kant era infeliz. Jesus não curava enfermos.
Atribui-se a Nietzshe a afirmação de que não há verdades absolutas. Se todos que acreditam em Deus aceitam que Ele seja a verdade absoluta, quem não acredita nisto, não acredita em Deus, portanto é ateu. ( ainda que, se não existem verdades absolutas a sua frase pode não ser verdade)
Se a expressão "amor platônico" vem da filosofia de Platão. Este amor é sem sexo, portanto Platão não fazia sexo e por consequência, Platão não tinha filhos.
A frase atribuida a Emanuel Kant diz que a felicidade não é feita de razão, mas de imaginação. Ele não conhecia a felicidade.
Se eu tenho algo que me faz feliz, isto é razão. Ter este algo causa a emoção que me traz felicidade.
Se eu não possuo este algo, se eu somente imagino que seja meu, esta razão é falsa, como falsa será a emoção que me causa, tanto que passará no momento em que eu quizer desfrutar deste algo. Se a emoção é falsa, também será a felicidade que me causa.
Dizem que Jesus curava os doentes, mas se ele tinha o poder de curar e era justo, por que não curaria a todos e não somente os pedintes? Se me dissessem que ele curava apenas os que mereciam a cura, deveriam saber estes que quem merece não adoece. Se não adoece por sua culpa, é por culpa do criador , então Este não seria justo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário