Por que as pessoas acham que filosofia é uma profissão? O que faria um filósofo? E onde? Quem o contrataria?
Filosofia não é uma técnica que se passa. É uma espécie de sentido, de instinto. Alguém tem ou não tem. Se tem, aprimora.
A filosofia não é uma frase feita. É a feitura da frase. É a capacidade de formar uma frase com a lógica do discernimento. É a razão desta frase. Quem a ouve, quem a traduz, quem a transmite e interpreta não é um filósofo. Seria como se alguém vendesse ou morasse em uma casa. Esses não seriam engenheiros. Ela é uma obra de engenharia e não a própria. A engenharia é a capacidade do engenheiro.
Uma vez me perguntaram: "um filósofo não seria melhor se cursasse uma faculdade"? Eu respondi: "guardadas as devidas proporções, se estivessem frente a frente um professor de filosofia e um 'Sócrates', quem ensinaria para quem"?
Guardem isso. Em todas as discussões ou debates a filosofia real é contraditada por quase todos, mas no final todos vem a concordar com ela por que jamais poderão fugir da lógica racional.
Olhem que estranho paradoxo. Todo mundo fala em mudança para melhor. Todo mundo quer a verdade, mas quando se trata de mudar realmente. De buscar a verdade a qualquer preço, o preço se torna grande demais e se opta pelos costumes antigos ou pelas "verdades" prontas ou acomodadas.